A 2ª edição do Estoril Classics recebeu mais uma vez inúmeros clássicos que se deslocaram ao Autódromo do Estoril, aos jardins do Casino Estoril ou à Serra de Sintra. O evento atraiu mais de 70 mil entusiastas de todos os cantos do mundo ao concelho de Cascais, reunindo algumas das maiores lendas do motociclismo e automobilismo. Durante três dias, o evento reuniu mais de 500 carros e motos e 20 nacionalidades diferentes entre equipas e máquinas.
No Autódromo foi possível assistir a competições de diversas categorias e a carros tão diferentes como os Mini do Troféu Mini, GT’s que passaram por Le Mans, protótipos que marcaram o Campeonato do Mundo de Sport, ou Fórmula 1 de outras décadas. Nas motos foi ainda possível ver em ação Giacomo Agostini, que aos 77 anos não tem ainda rival no motociclismo. O italiano foi oito vezes campeão do Mundo na classe rainha, nos 500 cc feito que ainda ninguém conseguiu igualar até hoje, fez questão de alinhar com a sua MV Agusta.
Para Duarte Nobre Guedes, Presidente da Associação de Turismo de Cascais, é importante destacar que "Estamos conscientes de que temos um grande desafio pela frente. Cascais e Estoril têm uma longa e rica história automóvel, e a origem disto tem quase 100 anos. As nossas raízes são o nosso ADN, e vejo que relativamente ao turismo as pessoas procuram o genuíno dos locais a que vão. Portanto, a ideia passa por recriar tudo isso", explica o ex-piloto. Acrescenta ainda que "quando nos envolvemos neste tipo de projetos, o nosso objetivo passa sempre por alcançar o topo, não nos contentamos com o ‘mais ao menos’. Apesar de ser a 2ª edição deste evento, todas estas provas já existem há alguns anos, no entanto estava tudo um pouco disperso. A ideia foi concentrar todas estas provas, e dessa forma criar um evento único."
O vencedor do Concurso deste ano foi um Mercedes Benz 320A de 1937. Para além deste modelo, que ocupou o primeiro lugar do pódio, foi também premiado com o Prémio Preservação e Restauro atribuído a um Bugatti 43A de 1929.
Duarte Nobre Guedes revela que "o Estoril Classics assinou recentemente com a Peter Auto, um dos principais protagonistas do mundo dos clássicos, e que através dessa parceria o evento vai ter das melhores grelhas do mundo. No entanto, há todo um percurso a fazer porque queremos que o Estoril Classics esteja no mapa internacional dos clássicos. Apesar disso estamos bastante focados nos nossos objetivos, em ter uma marca consolidada nos clássicos de Estoril e Cascais." conclui o presidente.