A estreia mundial só acontece a 9 de Novembro mas a Volvo está já a abrir o apetite para o seu novo "eléctrico" topo de gama.
O EX90 vai estrear na gama automóvel do construtor escandinavo o carregamento bidireccional.
É objectivo da Volvo que o uso dos automóveis 100% eléctricos seja mais flexível, e capaz de formar uma central virtual de energia.
O novo SUV permitirá disponibilizar electricidade quando a procura na rede eléctrica, assim como os preços, estiverem mais baixos.
Com essa estratégia é possível poupar a energia armazenada para uma posterior utilização, assegurando mais fontes renováveis no cabaz energético.
Uma vez disponível, o Volvo EX90 poderá não só fornecer energia ao domicílio como também a outros aparelhos eléctricos, ou mesmo bicicletas ou trotinetes.
Terá também, em última instância, a capacidade de ceder energia a outros modelos Volvo que sejam compatíveis quando estão no limite da autonomia.
Todo o processo de carregamento será automático, e gerido pela funcionalidade de carregamento inteligente na aplicação Volvo Cars para telemóvel.
"Acreditamos num futuro em que os nossos clientes consigam apoiar a rede utilizando esta tecnologia", afirma o responsável pelo Ecossistema de Electrificação da Volvo Cars.
Para Olivier Loedel, essa funcionalidade "permitirá uma utilização mais eficiente e sustentável da electricidade na vida quotidiana".
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?