Da ficção para a realidade: recorda-se da saga Exterminador Implacável, com Arnold Schwarzenegger a interpretar um robô assassino enviado de um futuro planeta Terra dominado pelas máquinas para matar o líder dos rebeldes humanos?
Pois a Ford levou dois exemplares robotizados, concebidos para trabalhar ao lado de humanos, para o CES 2020, o salão de electrónica que decorre até sexta-feira em Las Vegas.
Os Digits, assim foram baptizados os robôs idealizados pela Agility Robotics, destinam-se a trabalhar em ambientes fechados como uma fábrica ou um armazém logístico.
Objectivo? Explorar maneiras de ajudar os condutores de veículos comerciais e empresas com viaturas autónomas, a tornar os armazenamentos e as entregas mais eficientes e acessíveis para os seus clientes.
A parceria concentra-se ainda na forma como os veículos comerciais da Ford e os Digits comunicam entre si e com o meio envolvente, através de avançadas tecnologias de conectividade.
Espera-se que o robô seja útil em serviços de entrega a clientes, já devidamente orientados para "saber" onde deverão deixar as encomendas ou qualquer outra necessidade de entrega individual. O canal de comunicação com o veículo também permite solicitar ajuda se algo inesperado acontecer durante o serviço.
O Digit está concebido para andar erecto e "trabalhar" nos mesmos ambientes que qualquer um de nós. As actualizações de que foi alvo, desde que o primeiro protótipo foi revelado em Maio, incluem "pés" mais evoluídos, ao ponto de o robô conseguir equilibrar-se numa só perna
Também está preparado para desviar-se dos obstáculos que encontra, graças aos novos sensores que lhe permitem "ver" o que o rodeia. Certo é que esta ficção científica está cada vez mais real.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?