Um Ford F-150 100% eléctrico capaz de rebocar dez vagões de transporte de automóveis com mais de 500 toneladas. Admirado?
Pois foi este o marco conseguido pelo protótipo da 'pickup' mais vendida nos Estados Unidos desde 1977, a que juntou, em 1986, o título do veículo mais vendido naquele país.
Esta estratégia da Ford, para promover as versões híbrida e totalmente eléctrica da F-150, não é inédita; tem sido, mesmo, uma das muitas estratégias desenvolvidas pelas principais marcas automóveis.
Seja um Mini a puxar um Boeing 777, ou um Toyota Tundra a rebocar um ‘vai-vem’ espacial, sem esquecer o Porsche Cayenne Turbo S a medir forças com um Airbus A380 ou o Volkswagen Touareg V10 TDI a arrastar um Boeing 747… São mais que muitos os exemplos, com a estranha curiosidade de todos estarem relacionados com o mundo aeronáutico.
O vídeo revelado esta semana pela Ford mostra Linda Zhang, a engenheira responsável por aquele projecto, a receber um grupo de fãs da F-150, no parque ferroviário de mercadorias de Dearborn, onde está sediado o fabricante automóvel.
Sem saberem ao que vão, estas pessoas, que sempre preferiram aquela 'pickup' para as suas actividades profissionais, são surpreendidas quando a técnica revela o F-150 totalmente eléctrico, já atrelado a dez vagões de mercadorias.
Os primeiros sorrisos saltam da cara quando Zhang explica o poder de reboque do protótipo, transformando-se em gargalhadas quando, já a bordo, vêem a 'pickup' a puxar o "comboio" de mais de 500 toneladas ao longo de um quilómetro.
O gozo dá depois lugar à surpresa quando vêem os dez vagões a serem carregados com 42 unidades do F-150, e a versão 100% eléctrica a executar a mesma tarefa sem "demasiado" esforço.
A acção publicitária insere-se na estratégia comercial da Ford para promover as novas F-150 com motorizações mais "amigas" do ambiente.
A versão híbrida deverá ser lançada no próximo ano, embora ainda não tenha sido dada uma data concreta, logo seguida da congénere 100% eléctrica.