O preço do gasóleo deverá aumentar 1 cêntimo na segunda-feira, para os 1,4545 euros por litro. Será a segunda semana consecutiva de subida deste combustível, segundos os cálculos do Jornal de Negócios.
Já a gasolina deverá inverter a tendência de subida registada na última segunda-feira, prevendo-se que possa descer cerca de 1 cêntimo, para os 1,6523 euros por litro.
Assinale-se que o preço do barril de Brent negociado em Londres, e que é referência para as importações feitas pelo nosso país, deverá fechar esta semana com uma subida de 1%.
As contas feitas pelo matutino de economia têm por base a evolução dos dois derivados do petróleo, e a cotação do euro.
O custo dos combustíveis na bomba, contudo, dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Jornal de Negócios face ao preço médio praticado para a gasolina e o gasóleo esta semana que agora termina, e anunciado pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os cálculos baseiam-se em contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas, ainda que a evolução costume ser semelhante.
Os dados disponíveis para a publicação só estão disponíveis até quinta-feira, quando falta um dia de negociação.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?