O Grupo Volkswagen acaba de confirmar a saída de Matthias Müller do cargo de presidente executivo do grupo, que será substituído por Herbert Diess, de 59 anos, que já passou pela BMW e que desde 2015 era o CEO da Volkswagen.
Recorde-se que Müller chegou ao comando do Grupo VW em 2015, assumindo a vaga de Martin Winterkorn, que abandonou o cargo por culpa do escândalo do Dieselgate.
Matthias Müller deu então início a uma reestruturação centrada na electrificação e na redução de custos, depois da marca de Wolfsburgo ter sido acusada de ter alterado o "software" de 11 milhões de veículos para ocultar o nível de emissões reais de NOx.
Este anúncio inclui ainda mudanças na organização da gama de marcas do Grupo Volkswagen, que passa a estar dividida e, três grupos: volume, premium e super-premium.
Diess, que também será o responsável máximo pela divisão Volume, será responsável pela pesquisa e desenvolvimento. Rupert Stadler, CEO da Audi, será o novo chefe da divisão Premium e das vendas de todo o grupo. Já Oliver Blume, CEO da Porsche, vai comandar a divisão Super Premium a toda a produção do Grupo.