A Honda confirmou esta segunda-feira que irá, em 2021, pôr um ponto final à produção de veículos com motores a gasóleo, em favor de modelos electrificados, de acordo com a agência Reuters. A decisão faz parte da estratégia do construtor nipónico em electrificar a 100%, até 2025, a sua oferta automóvel para a Europa.
A Honda torna-se, assim, o mais recente fabricante de automóveis a anunciar o corte da produção de viaturas equipadas com motores diesel. Além de ser uma resposta às rígidas normas de emissões poluentes que estão a verificar-se a nível global, a resolução vai também ao encontro da quebra da procura por modelos equipados com propulsores a gasóleo.
Recorde-se que em 2020, as emissões poluentes na União Europeia terão de ser reduzidas para 95 g/km em 95% dos carros novos que actualmente emitem, em média, 120,5 g/km. Em 2021, todos os modelos devem estar em conformidade com aquela norma.
O Autocar adianta ainda que, por trás desta decisão, poderá estar o anúncio, feito pela Honda em Fevereiro, do encerramento da fábrica de Swindon em 2021, com a correspondente perda de 3500 empregos.
Segundo aquele portal automóvel, a capacidade produtiva da instalação fabril britânica onde é produzido o motor diesel de 1.6 litros tem estado bem abaixo das suas reais potencialidades.
Refira-se, aliás, que apenas os Honda Civic e o HR-V estão agora disponíveis com um propulsor a gasóleo, depois de o CR-V passar a ser proposto apenas com motorização híbrida.
Já a próxima geração do Jazz será apenas híbrida, enquanto o Honda E 100% eléctrico deverá chegar ao mercado europeu no início de 2020.
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