Há uma empresa em Aveiro que arrancou com a produção dum novo eMotor para sistemas motrizes híbridos plug-in e 100% híbridos de modelos do grupo Renault.
Na liça está a Horse que substituiu em 2023 a antiga fábrica de Cacia, tendo como aposta o desenvolvimento, produção e fornecimento da próxima geração de grupos motopropulsores híbridos e térmicos.
O eMotor de fluxo radial foi inicialmente projectado para ser combinado com os motores de combustão interna HR12, HR16 e HR18 do construtor francês.
Montado entre o motor térmico e a transmissão, graças à sua concepção compacta, dispõe dos modos condução eléctrico e híbrido, com óbvias vantagens na redução dos consumos e das emissões de dióxido de carbono.
A potência de 49 kW (67 cv) e o binário de 212 Nm que debita permite impulsionar os veículos até aos 130 km/hora em modo totalmente eléctrico.
Quando em modo híbrido, ajuda o propulsor de combustão interna a dar maior aceleração, actuando nas desacelerações como um gerador para recuperar a energia cinética para a bateria.
A fábrica da Horse em Aveiro investiu em quatro novas linhas para as diferentes fases de produção dos 160 mil eMotors anuais que tem prevista.
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