Elon Musk enfrenta novo dissabor nas vésperas do lançamento do Crew Dragon Demo-2 para a Estação Espacial Internacional.
O voo de teste, marcado para as 21h33 (hora portuguesa), é a primeira missão aeroespacial tripulada a descolar de solo americano em 11 anos.
O dono da Tesla e da Space X não pode registar o filho com X Æ A-12 Musk. É este o nome que escolheu com a cantora Grimes para o rebento nascido há três semanas.
Segundo a lei estadual californiana, os novos registos só podem conter os 26 caracteres do alfabeto.
Acreditava-se que o novo nome seria algo menos excêntrico; nada mais errado! O casal substituiu o ‘12’ por ‘Xii’, o equivalente na numeração romana.
Foi Grimes que confirmou no Twitter a alteração, depois de uma seguidora a ter questionado. "Números romanos. Parece melhor, para ser honesta".
A alteração não muda o essencial: o estrambólico significado do nome. ‘X’ representa a ‘variável desconhecida" e ‘Æ’ a ‘inteligência artificial’.
‘A-12’ corresponde ao protótipo que deu origem ao SR-71, o avião favorito de Elon Musk. "Sem armas, sem defesas, apenas velocidade", descreveu a cantora o "espião" supersónico. "Óptimo em batalha, mas não violento!"
A letra ‘A’ também tem um significado para Grimes: é a inicial de ‘Archangel’, a sua canção favorita.
Quanto à missão espacial que acontecerá esta sexta-feira, este será o teste de voo final da SpaceX para validar o sistema de transporte tripulado, incluindo a plataforma de lançamento, foguetão, nave espacial e recursos operacionais.