
















As reclamações contra o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) disparou 179% nos primeiros nove meses deste ano.
São quase 4.000 reclamações face a igual período do ano anterior, revelou o Portal da Queixa esta quinta-feira em comunicado.
O total de queixas contra o IMT passou de 1.354 até Setembro do ano passado, para 3.776 nos primeiro nove meses deste ano.
A análise permite constatar ainda que, ao longo deste ano, o número mensal de reclamações apresentado no Portal da Queixa contra aquele organismo evoluiu de forma crescente, com excepção de Julho.
Só no último mês, os consumidores apresentaram 577 queixas contra o IMT, lê-se no comunicado divulgado pela agência Lusa.
As dificuldades com a obtenção da carta de condução – troca de título de condução estrangeiro, renovação, emissão e envio –, correspondem a 62% das reclamações reportadas naquela rede social de consumidores.
Saliente-se ainda que, desses 62%, 47% das queixas referem-se, exclusivamente, a problemas relacionados com a troca de título de condução estrangeiro.
Os problemas relacionados com veículos – homologações, matrículas, livretes, documentação, inspecções –, por seu lado, pesam 12% no total das queixas apresentadas este ano.
Motivo de reclamação foi também a falta de qualidade dos serviços de atendimento e de funcionamento do portal do IMT, entre outros problemas, a pesar 4% nas reclamações este ano.
A dificuldade na marcação de exames de avaliação, por seu lado, foi outro problema apontado pelos condutores, representando 2% das queixas.
O Portal da Queixa é visitado mensalmente por mais de 4 milhões de consumidores, e recebe uma média mensal de 15 mil reclamações.
Tem mais de 700 mil utilizadores registados, além de 9.000 marcas estarem presentes na plataforma online.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?