Vai ficar mais cara a inspecção obrigatória de automóveis ligeiros, com o preço a subir para 31,80 euros a partir de 1 de Janeiro.
O preço para veículos pesados também sobe, para os 47,59 euros, segundo deliberação publicada esta segunda-feira no Diário da República divulgado pela agência Lusa
O aumento das tarifas das inspecções técnicas a veículos rodoviários, previsto numa deliberação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, vigora a partir de 1 de Janeiro.
Os novos preços tiveram por base a última actualização da taxa de inflação (sem incluir a habitação) do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), em Novembro último.
Recorde-se que a variação média anual da taxa de inflação está em 0,99%, sem contar com a habitação.
Na deliberação, é apresentado o valor base de 25,85 euros para os veículos ligeiros, a que acresce os 23% do IVA.
A tarifa base para os veículos pesados aumenta para 38,69 euros, a que acresce IVA, enquanto para os motociclos, triciclos e quadriciclos sobe para os 13,02 euros.
O preço para a inspecção obrigatória anual de reboques e semi-reboques vai passar a ser de 25,85 euros.
Já a tarifa base da reinspecção de inspecções feitas aumenta para 6,48 euros, enquanto a atribuição ou reposição de matrícula sobe para 64,53 euros.
A inspecção extraordinária passa a custar 90,25 euros, e a emissão de segunda via da ficha/certificado de inspecção chega agora aos 2,43 euros.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?