
















A reutilização de baterias em fim de vida mantém-se como um dos principais objectivos dos construtores que comportam "eléctricos" na sua gama automóvel.
A ex-Jaguar Land Rover, agora rebaptizada JLR, aliou-se à Wykes Engineering para criar um sistema de armazenamento de energia renovável no Reino Unido.
O desenvolvimento desta solução prevê o aproveitamento da energia solar e eólica através da reutilização das baterias dos Jaguar I-Pace.
Serão reutilizadas 30 baterias provenientes de protótipos e veículos de teste para armazenar até 2,5 MWh de energia na sua capacidade máxima.
A JLR quer fornecer, até ao final deste ano, as baterias necessárias para armazenar até 7,5 MWh, capaz de alimentar diariamente 750 casas.
A capacidade de armazenamento será alargada a novos contentores para alojar mais baterias recuperadas de veículos de produção usados para uso futuro.
Cada instalação, ligada a um inversor para maximizar a eficiência e a gestão, irá fornecer energia directamente à rede eléctrica britânica.
Nas horas de vazio será retirada e armazenada energia da rede para uma utilização posterior.
O fornecimento das baterias recuperadas para aplicações fixas, como o armazenamento de energia renovável, poderá exceder 200 gigavolts/hora antes de 2030, gerando um valor global superior a 28 mil milhões de euros.
Quando a vida útil das baterias descer abaixo do nível necessário nesta segunda fase de uso, serão recicladas para a reutilização das matérias-primas numa verdadeira economia circular.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?