A Kia apresentou o novo Soul no Salão de Los Angeles e a versão destinada à Europa chega no Salão de Genebra, que abre as portas à Comunicação Social na próxima semana. Nos EUA a marca vai continuar a ter propostas a gasolina, mas na Europa a oferta passa exclusivamente pelo e-Soul com uma motorização 100% eléctrica.
Os números anunciados pela Kia são mais do que interessantes para as baterias de 64 kWh, com uma autonomia de 452 km e um consumo de 157 kWh. Garante cerca de 204 cv e um binário de 395 Nm, sendo necessários 7,6 segundos para passar de 0 a 100 km/h.
Com uma bateria de 39,2 kWh, a autonomia fica-se pelos 277 km, a potência pelos 136 cv e o binário pelos 395 Nm. O consumo (145 Wh/k) é mais moderado e as performances mais modestas: 0 a 100 km/h em 9,6 segundos.
O tempo de carregamento não é o mais motivante. A Kia fala em 42 minutos para passar de 20% a 80% num carregador rápido de 100 kWh, mas eles não abundam. É certo que o e-Soul pode ganhar autonomia com diferentes níveis de recuperação de energia das desacelerações e das travagens. No nível de maior recuperação quase não é necessário utilizar o travão, porque se retirar o pé do acelerador a redução de velocidade é muito significativa.