
















O Kia EV6 sucedeu ao Toyota Yaris ao arrecadar a coroa europeia de Carro do Ano na edição de 2022.
Inédito é o facto de ser a primeira vez que uma marca sul-coreana conquista o troféu, e o pódio ser ocupado por mais dois carros eléctricos.
Os 59 jornalistas de 22 países do Velho Continente deram 279 pontos ao crossover, numa vitória que se revelou bem apertada.
O segundo lugar foi ocupado pelo Renault Mégane E-Tech, com 265 pontos, com o Hyundai Ioniq 5, com 261 pontos, a ficar o degrau mais baixo do pódio.
O Peugeot 308 ficou-se pela quarta posição, já a uns distantes 191 pontos, seguido do Skoda Enyaq iV (185), Ford Mustang Mach-E (150) e Cupra Born (144).
Sublinhe-se que seis dos finalistas foram modelos 100% eléctricos, e, dos 39 carros que fizeram parte da lista inicial, 18 eram também totalmente electrificados.
Recorde-se que na 39.ª edição Carro do Ano /Troféu Volante de Cristal 2022 no nosso país, a lista de finalistas é quase semelhante.
Cupra Born, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Nissan Qashqai, Peugeot 308, Skoda Enyaq e Toyota Yaris Cross são os finalistas, entre os quais se contam quatro modelos 100% eléctricos.
O comité do júri não ficou indiferente à invasão da Ucrânia por tropas russas e decidiu, por maioria, suspender os votos da Rússia, e eliminar a sua bandeira no anúncio dos resultados.
"Os membros russos não foram excluídos do júri, mas o seu direito de voto foi suspenso até que a situação do conflito se altere", destacou a organização em comunicado.
"No entanto, percebemos que a suspensão dos votos russos não teve qualquer influência nos resultados deste ano, nem no carro vencedor nem na classificação".
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?