
















Como ter um dos híper carros mais exclusivos da segunda década do novo milénio? Com várias malas cheias de dinheiro… ou com as ideias de um cientista que aproveita o que de melhor a tecnologia tem para oferecer para construir uma réplica perfeita.
Sterling Backus decidiu-se pela segunda opção depois de o filho lhe ter perguntado, quando jogavam o 'Forza Horizon 3', se poderiam construir um Lamborghini Aventador na garagem da casa.
Bem dito, bem feito. Com a ajuda do petiz, o projecto do físico norte-americano começou a ganhar corpo há ano e meio, com a impressão em 3D das peças desta "besta" de motor central, carinhosamente baptizada de 'AXAS Interceptor'.
Exceptuando o chassis, o diferencial e o motor, entre outras peças estruturais, todo o bólide foi criado com uma impressora 3D e 220 bobinas de termoplásticos.
Entre os componentes imprimidos contam-se os faróis e os farolins, e as saídas de ar, entre outras peças internas, com a maioria a ser produzida em fibra de carbono ou em kevlar.
Escusado será dizer que o propulsor montado não é o que equipa o Aventador. Em vez do V12 de 6.5 litros original, Sterling Backus montou o LS1 de 5.7 litros de um Chevrolet Corvette de 2003.
O remate final é feito com um par de turbocompressores e um diferencial retirado da geração 996 do Porsche 911.
Elementos como os vidros das portas, os retrovisores laterais e do habitáculo, e e as hastes do limpa pára-brisas são peças originais, enquanto o volante da direcção e alguns interruptores foram retirados de um Audi.
O investimento já chega quase aos 20 mil euros mas, mesmo assim, está bem longe das centenas de milhares que este modelo normalmente custa.
Certo é que o físico está bem satisfeito com a progressão do projecto 'AXAS Interceptor', apesar de ter ainda muito trabalho pela frente até chegar à sua conclusão.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/