É daquelas pessoas que guarda um Renault 4 ou Renault 5 garagem mas gostaria de actualizá-los para a electromobilidade?
A marca do losango já tem uma solução: um kit de conversão eléctrica para esses dois "clássicos", assim como para o Twingo de primeira geração.
Os três modelos reconvertidos serão uma das atracções da insígnia gaulesa no salão Rétromobile que arranca em Paris na próxima quinta-feira.
É uma solução que começa a atrair os proprietários de automóveis de outras eras alimentados a diesel ou gasolina.
Substituir o motor térmico pelo seu equivalente electrificado, acompanhado da devida bateria, sem que o "clássico" perca a pátina que o distingue na estrada.
Convertidos em "elétricos", as viaturas vêem a sua vida útil prolongada sem emissões de dióxido de carbono.
Com esse objectivo em mente, a marca aliou-se à R-Fit para produzir jogos de conversão para os Renault 4, Renault 5 e Renault Twingo de primeira geração.
Aprovada pela União Técnica de Automóveis, Motos e Bicicletas (UTAC), a conversão oferece níveis de segurança que atendem aos padrões em vigor.
Única nota "negativa" é que este programa apenas estará disponível em França nesta primeira fase… e não é propriamente barato!
O kit para o Renault 4 pode ser encomendado online no portal da R-Fit por 11.900 euros, já com montagem incluída, a partir de 1 de Fevereiro.
O pacote inclui um propulsor eléctrico síncrono com 48 kW (65 cv) de potência e uma bateria de fosfato de ferro e lítio de 10,7 kWh com tecnologia de 105 volt.
A autonomia ronda os 80 quilómetros e o carregamento completo da bateria faz-se em 3h30 a partir de uma tomada doméstica.
A transmissão mecânica original é mantida, assim como a distribuição de peso do carro, sendo ainda montado um medidor electrónico de carga da bateria.
Em Setembro chega a solução eléctrica para o Renault 5, seguindo-se, numa fase posterior, um jogo de conversão para o Renault Twingo.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?