A Reviver Auto apresentou no último salão de Detroit um novo tipo de "chapas" de matrícula digitais, que poderão vir a equipar 100 mil veículos na Califórnia, ainda este ano.
Um ecrã substitui a tradicional placa metálica e o sistema digital abre portas para um sem fim de possibilidades de personalização, porque as leis americana são muito flexíveis a este nível. Para já apenas o Estado da Califórnia deu luz ao projecto, mas o Texas, Arizona e a Flórida vão autorizar em breve esta tecnologia.
A placa digital RPlate Pro integra um sistema wirless que pode ser associado ao smartphone do condutor, oferecendo vários serviços como o pagamento das taxas de circulação ou avisar o proprietário quando chega a altura de renovar a carta de condução.
Nos Estados onde a lei o permite (porque nem em todos a matrícula visível é obrigatória) o sistema pode ainda apresentar mensagens. Mas não há bela sem se não: esta matrícula digital também pode permitir às autoridades o acesso a informações sobre infracções durante a condução…