O Mazda MX-30 ganhou novos argumentos, ao propor agora quatro níveis de equipamento e melhorias técnicas no carregamento da bateria.
Primeiro modelo 100% eléctrico da marca nipónica, o crossover urbano passa a suportar carregamentos de corrente alternada trifásica de 11 kW.
O carregamento rápido em corrente contínua também foi melhorado, com o aumento de 40 para 50 kW de carga máxima. Esta evolução permite carregar a bateria de 35,5 kWh em apenas 26 minutos, menos dez minutos do que na anterior versão.
A gama contempla agora quatro linhas de equipamento – Prime Line, Exclusive Line, Advantage e Makoto – e novos esquemas de cores interiores e exteriores.
Em complemento aos esquemas de cores interiores Modern Confidence, de base branca, e Industrial Vintage, em castanho, é proposto a nova especificação Urban Expression.
Integralmente em preto, o novo interior é pontuado por detalhes em cinzento e branco nos estofos em tecido e pela adopção de cortiça castanho-escura na consola e nas pegas e guarnições das portas.
A palete de tons da carroçaria passa a contemplar um tom sólido e quatro cores metalizadas, a que se juntam quatro composições Multi-Tone.
Os tons exteriores Jet Black e Zircon Sand são as principais novidades, com a última a poder ser conjugada com a cor preta nos arcos que ligam os pilares A e C ao tejadilho.
Ambos os tons exteriores podem ser combinados com o novo interior Urban Expression, assim como a tonalidade Soul Red Crystal, com o tejadilho e os arcos dos pilares em preto.
Em termos de níveis de equipamento, mantém-se os Prime Line e Exclusive Line de características mais simples.
Já a linha especial Advantage, lançada há um ano, pode ser complementada com o interior Modern Confidence ou Industrial Vintage.
A série Makoko passa a ser o topo de gama do MX-30, passível de ser configurado com o novo interior Urban Expression e os pacotes Premium e Sunroof.
Em termos mecânicos mantém-se o motor eléctrico e-Skyactiv, aliado a uma bateria de iões de lítio de 35,5 kWh, para uma autonomia que se mantém nos actuais 200 quilómetros, alargada a 265 quilómetros em ambiente urbano.
Os 107 kW (145 cv) e 271 Nm permitem acelerações em 9,7 segundos dos zero aos 100 km/hora, com o consumo médio a cifrar-se nos 17,9 kWh/100 km.
A geração de 2022 qdo Mazda MX-30 está já disponível para encomenda, e em Julho chegam aos concessionários nacionais as primeiras unidades, num processo transversal ao mercado europeu.
Mazda MX-30: Linha de Equipamentos | Preços |
Prime Line (1 configuração) | 37.317 euros |
Exclusive Line (1 configuração) | 38.267 euros |
Advantage (2 configurações) | 38.317 euros |
Makoto (9 configurações) | de 39.817 a 42.017 euros |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?