Fernando Alonso vai despedir-se da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi do próximo fim-de-semana e para celebrar a sua longa carreira a McLaren preparou-lhe um carro com uma decoração muito especial.
"Houve uma altura em que os desenhos únicos eram relativamente comuns na F1. Agora estão a tornar-se algo raros. A corrida em Abu Dhabi marca a primeira vez que um McLaren compete com um desenho único desde que Keke Rosberg competiu, no GP do Estoril, com um carro amarelo, em 1986", disse a marca, em comunicado.
"Trabalhámos estreitamente com o Fernando, com a FIA e com a Fórmula 1 para fazer esta mudança e todos apoiarem a ideia. Isto dará aos adeptos de Alonso algo extra para esperar num fim-de-semana que será especialmente emotivo", declarou Zak Brown, "patrão" da McLaren.
Alonso, actualmente com 37 anos, estreou-se na Fórmula 1 no Grande Prémio da Austrália de 2001 e desde então somou 17 temporadas na categoria. Correu em 311 Grandes Prémios, conquistou 32 vitórias, 97 pódios e 22 "poles positions".
O piloto espanhol, natural de Oviedo, passou pela Minardi, Ferrari, Renault e McLaren, mas foi na "turma" francesa que se sagrou campeão do mundo por duas ocasiões, em 2005 e em 2006.