A Nacional 304 poderá ser a melhor estrada da Europa para gozar os prazeres da condução ao volante de um automóvel de alto desempenho.
A opinião é de Steve Sutcliffe, depois de ter conduzido o novo Ford Focus ST naquela via para o mais recente vídeo-episódio da série ‘Melhores Estradas da Europa para Conduzir’, promovida pela marca norte-americana.
Estrada larga e montanhosa, com um piso perfeito e curvas bem ritmadas, rematada por uma paisagem deslumbrante, elogiou o antigo piloto britânico, agora convertido ao jornalismo automóvel.
Situada no norte do País, a via liga Covide, em Terras de Bouro, a Santa Marta de Penaguião. Ao volante do novo Ford Focus ST, Sutcliffe galgou a Nacional 304, a partir de Quintã até Mondim de Basto, passando por dentro do Parque Natural do Alvão.
O que mais o surpreendeu foi o pouquíssimo tráfego que encontrou na via. "Ao longo dos três dias de filmagens", revelou o jornalista, "apenas vimos uns 20 automóveis a percorrê-la".
Reflexo do despovoamento e desertificação a que a zona interior do nosso país tem assistido nas últimas décadas?
"Acho que não é pêra-doce para muitos condutores, por ser tão sinuosa e desafiante", prosseguiu Sutcliffe na sua avaliação, "mas, para condutores experientes, é um percurso inesquecível."
A Nacional 304 foi classificada com 57 pontos em 60 possíveis nas seis categorias em análise, a mais alta classificação registada nos dez vídeo-episódios já transmitidos.
E em categorias como ‘Factor Emoção’, ‘Hospitalidade’, ‘Cenário’ e ‘Comes & Bebes’, conseguiu mesmo a pontuação máxima
A experiência vivida por Steve Sutcliffe é mais uma achega aos pequenos e invulgares tesouros que o nosso país esconde dos estrangeiros… e da larga maioria dos portugueses!
Em baixo, segue a listagem das dez estradas já percorridas, com a Nacional 304 na primeira posição.
Nacional 304 - Portugal (57 pontos)
C462 (Catalunha) – Espanha (56 pontos)
Mountain Road (Ilha de Man) – Reino Unido (56 pontos)
D526, 926 (Alpes) – França (55 pontos)
North York Moors – Reino Unido (54 pontos)
MA10 (Maiorca) – Espanha (53 pontos)
Estrada do Atlântico – Noruega (53 pontos)
Via Campocatino – Itália (53 pontos)
Transfagarasan – Roménia (51 pontos)
B500 (Floresta Negra) – Alemanha (51 pontos)