O Nissan Ariya vai ser o principal actor da primeira expedição totalmente eléctrica a ligar os polos norte e sul do planeta.
A marca japonesa anunciou esta terça-feira uma parceria com o aventureiro britânico Chris Ramsey para concretizar este feito.
A partida está marcada para Março do próximo ano a bordo de um Nissan Ariya e-4ORCE.
A aventura compreende mais de 27 mil quilómetros, com passagens por várias regiões onde as temperaturas variam entre os -30° C e mais de 30° C.
O percurso arranca no Árctico para depois seguir para a América do Norte, descendo pela América Central e do Sul, antes de atravessar para a Antárctida.
A expedição, que se adivinha desafiante e estimulante, enquadra-se no plano estratégico Ambition 2030 da Nissan.
Tendo a electrificação como foco central, esta visão visa fornecer automóveis e tecnologias que melhorem o dia a dia dos automobilistas e da sociedade.
O objectivo passa por atingir as zero emissões de carbono, que a Nissan se comprometeu alcançar até 2050.
Para enfrentar as condições gélidas de ambos os polos da Terra, o Nissan Ariya e-4ORCE será modificado para um exterior robusto, com rodas, pneus e suspensão melhorados.
Um segundo Ariya não modificado funcionará como carro de apoio ao longo do percurso pelo continente americano.
O sistema e-4ORCE de controlo da tracção integral gere com precisão o desempenho da potência e da travagem em cada roda.
O sistema traça a linha de condução pretendida sobre diversas superfícies, como pisos molhados e com neve, sem ser preciso alterar o estilo como se conduz.
"Estamos orgulhosos em anunciar a nossa parceria com Chris Ramsey e a equipa de expedição Pole to Pole", destacou Asako Hoshino, vice-presidente executivo da Nissan.
"O nosso crossover totalmente eléctrico, com a tecnologia e-4ORCE de controlo de tracção às quatro rodas proporciona a maior estabilidade em vários pisos".
Chris Ramsey tem já uma experiência de mais de uma década em automóveis eléctricos.
Em 2017, com a mulher Julie, tornaram-se na primeira equipa a completar o Rali da Mongólia num automóvel 100% electrificado.
A dupla percorreu mais de 16 mil quilómetros ao longo de 56 dias no seu próprio Nissan Leaf.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?