O novíssimo Ypsilon ainda nem sequer chegou aos concessionários mas a Lancia não perde tempo a avançar com a segunda proposta nesta nova etapa electrificada da insígnia italiana.
A Stellantis confirmou esta sexta-feira que o novo Lancia Gamma entrará em 2026 na linha de montagem da histórica fábrica de Melfi, a sudeste de Nápoles, como já tinha avançado há um ano atrás.
E, para o efeito foi já avançado o primeiro aperitivo do SUV com perfil fastback, numa fotografia devidamente enigmática antes da apresentação oficial.
O Gamma será construído sobre a plataforma STLA Medium mas sem que o conglomerado automóvel confirme se será apenas eléctrico ou se também haverá variantes hibridizadas.
A concretizar-se essa opção multienergia, poderá significar um abrandamento no compromisso da construtora italiana em lançar um modelo totalmente electrificado como antes tinha definido.
Construída em 1994, a fábrica de Melfi é actualmente responsável pela produção dos Jeep Compass e Renegade, disponíveis como micro híbridos e híbridos plug-in, mas não como 100% eléctricos.
A decisão de fabricar o Gamma naquela unidade fabril significa que ela "continuará a desempenhar um papel fundamental na estratégia de electrificação da Stellantis", como sublinha o conglomerado.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?