Três anos após o lançamento da oitava geração do Volkwagen Passat, chega em Setembro ao nosso mercado a reactualização deste modelo de sucesso do construtor germânico.
A atenção dos amantes dos carros mais "verdes", no entanto, irá incidir sobre o novo GTE da gama.
Equipado com uma caixa automática de seis velocidades com dupla embraiagem, o modelo é disponibilizado na versão 'Limousine' a partir dos 45.200 euros, enquanto o preço da versão 'Variant' arranca nos 48.500 euros.
O sistema de propulsão híbrida 'plug-in' sofreu uma sensível melhoria, ao reforçar em mais de 40% a sua autonomia em modo eléctrico.
O VW Passat GTE atinge agora os 55 quilómetros segundo o ciclo WLTP, estando já de acordo com a norma Euro 6d prevista para entrar em vigor em 2021.
Para este aumento de autonomia, em muito contribui a integração de uma bateria de maior capacidade, passando dos anteriores 9,9 kWh para 13,0 kWh.
Significa isto uma potência combinada de 218 cv, resultante dos 156 cv desenvolvidos pelo motor a gasolina 1.4 TSI, com o motor de 85 kW.
O novo Passat GTE sofreu uma reconfiguração no modo de funcionamento, reduzindo de cinco para três as opções.
Como ponto de partida, o modelo arranca sempre na função 'E-Mode' (condução 100% eléctrica) desde que a bateria de iões de lítio esteja suficientemente carregada.
Sublinhe-se que a bateria pode ser carregada através da rede eléctrica externa ou durante a condução através do seu motor TSI e da recuperação de energia.
Já a função 'GTE' assegura uma condução desportiva com a potência total do sistema, enquanto o modo 'híbrido' permite a mudança automática entre o motor eléctrico e o motor TSI.
Equipado com um carregador de 3,6 kW, a bateria do VW Passat GTE está concebida para ser carregada dos 0 aos 100% em 6h15 minutos através da rede eléctrica convencional de 220 volts.
Numa 'wallbox' ou num posto de carregamento de 360 volts, esse tempo é reduzido para quatro horas.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/