A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia quarta-feira a operação Verão Seguro 2022 em todo o território nacional.
A acção irá compreender o reforço de patrulhamento, assim como o apoio e a fiscalização, em zonas de maior aglomerado de veraneantes e turistas.
Segundo o comunicado divulgado pela agência Lusa, a operação decorre até 15 de Setembro e abrangerá também os estabelecimentos de diversão nocturna considerados mais críticos.
Sob vigilância irão também estar os principais eixos rodoviários e os locais de festas tradicionais, romarias e eventos de grande dimensão, dando especial ênfase à protecção da natureza e do ambiente.
A operação Verão Seguro 2022 repete-se todos os anos nesta época do ano pelo expectável aumento de turistas na área de responsabilidade territorial da Guarda", refere a força policial em comunicado.
A GNR acrescenta que irá "empenhar várias valências de reforço, de forma flexível, em ações coordenadas de patrulhamento e de fiscalização".
Será dada especial atenção à "vigilância na orla costeira, considerando também praias e locais junto à costa, e intensificando as ações de apoio, regulação e fiscalização da circulação rodoviária, sobretudo nas vias de comunicação com maior sinistralidade e volume de tráfego mais intenso".
Para promover e facilitar o policiamento de proximidade aos turistas, numa conjuntura de cooperação internacional, a GNR irá realizar diversas ações de patrulhamento misto e conjunto, em vários pontos do país, com a Guardia Civil espanhola, a Gendarmerie Nationale francesa e a Arma dei Carabinier italiana.
Para além do patrulhamento misto, irá garantir o atendimento, acolhimento e encaminhamento diferenciado para turistas.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?