Elon Musk, fundador e CEO da Tesla, rendeu-se aos carros eléctricos e defende que este tipo de solução será o futuro dos automóveis. Mas nem sempre foi assim. Ao longo da sua vida Musk teve vários automóveis "convencionais", ou seja, com motores a combustão.
O próximo carro do empresário sul-africano foi um Jaguar E-Type de 1967. Musk apaixonou-se por este "Jag" aos 17 anos, quando recebeu um livro sobre automóveis exóticos. Nesse dia prometeu a si mesmo que assim que conseguisse comprar um ia fazê-lo.
Esse dia chegou quando Musk e o seu irmão, Kimbal, receberam o primeiro pagamento da empresa que fundaram, a Zip2. Com os primeiros 40 mil dólares que recebeu, Musk foi logo de seguida comprar o Jaguar dos seus sonhos. "Esse era como uma péssima namorada. Estava sempre a avariar e a causar-me todo o tipo de problemas", afirmou a dada altura Musk, citado pela publicação "Teslarati".
A Zip2 colocou Musk no mapa de Silicon Valley, mas foi a venda da empresa PayPal que catapultou Elon para o sucesso. Para corresponder ao "status" de empreendedor de tecnologia do Vale do Silício, Musk comprou o derradeiro hiperdesportivo da altura, o McLaren F1. "Tive-o durante vários anos e somei-lhe 17 mil quilómetros. Tinha-o como carro do dia-a-dia", afirmou Musk numa entrevista ao "Pando Daily".
19 years ago, when my 1st company got bought, I had to decide between buying a house in Palo Alto or a McLaren F1 (best car ever imo). Was no contest. I bought F1 & a small condo that was much cheaper than the car. New Tesla Roadster will exceed all gas sports cars in every way…
— Elon Musk (@elonmusk) June 9, 2018
Mas a história do McLaren F1 não acabou bem. Um dia, quando o investidor Peter Thiel lhe perguntou o que o F1 era capaz de fazer, Musk acelerou a fundo e capotou o hiperdesportivo britânico, que acabou por ir para a sucata. Mas o pesadelo não acaba aqui, é que de acordo com a publicação "Teslarati", Musk não tinha seguro no McLaren F1.
Recuperado da perda do McLaren F1, Musk continuou a somar escolhas… peculiares! O automóvel que se seguiu foi um BMW M5 de 2007 modificado pela preparadora Hamann, ao qual se seguiu um Porsche 911 em 2012.
Durante uma entrevista à Forbes em 2012, Elon Musk afirmou que "o Audi Q7 é particularmente horrendo" e que "mesmo no melhor cenário é preciso ser um anão alpinista para chegar ao banco traseiro". Contudo, diz-se que Musk ainda mantém o Q7 na sua garagem…
Deixámos o melhor para o fim, é que sendo Musk um apaixonado pela saga "007 – James Bond", comprou em leilão o Lotus Esprit do filme "The Spy Who Loved Me". Não ficou barato, já que Musk foi obrigado a desembolsar quase 800 mil euros para o comprar, mas o potencial é imenso.
"Fiquei desiludido ao saber que este carro não se transforma [em anfíbio, como o carro do filme]. O que vou fazer é instalar-lhe um sistema propulsor da Tesla e tentar fazer com que se transforme", contou Musk ao "Huffington Post".
No papel, os números são impressionantes, com a Tesla a reivindicar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 1,9 segundos e uma velocidade máxima superior a 400 km/h. Resta agora saber se a versão de produção do Roadster será capaz de tudo isto. Queremos acreditar que sim!