A saga da Stellantis com o governo italiano está longe terminar: depois da Alfa Romeo ter sido "obrigada" a passar de Milano para Junior o nome do seu primeiro crossover eléctrico, agora é a Fiat a ter problemas.
Agora foram 134 Topolino a terem sido apreendidos na cidade portuária de Livorno na última semana por exibirem orgulhosamente a bandeira tricolor italiana nas portas.
Qual é o problema, perguntará o leitor? É que o quadriciclo eléctrico é fabricado não em Itália mas antes em Marrocos, enquanto o Milano (agora Junior) é montado numa fábrica polaca.
Mesmo tendo sido concebido e desenvolvido na sede da Fiat em Turim, a justificação é que viola as regras do made in Italy definidas pelo governo de extrema-direita do país.
Para que esses exemplares pudessem chegar às concessionárias locais da marca, a Stellantis concordou em retirar a bandeira da discórdia, mesmo que isso signifique "enganar" um pouco os futuros proprietários.
O mais interessante de todo este imbróglio é que, quando o Topolino foi apresentado há um ano, nenhum dos políticos que formam aquele executivo vacilou!
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?