Se lhe propusessem comprar um carro, numa máquina de venda automática, da mesma forma como se compra uma laranjada ou um café, o que faria?
Não sabemos se essa questão foi colocada aos consumidores britânicos, mas a Auto Trader avançou esta semana, em Londres, com esse projecto para sentir a adesão do público.
E nada melhor para aguçar o apetite do que ter, no interior da máquina de venda automática, um Renault Zoe, um dos modelos 100% eléctricos que está a marcar a tendência do mercado.
Seis engenheiros precisaram apenas de três meses para desenhar e construir o dispensador de carros que o leitor pode apreciar na fotogaleria deste artigo.
O sistema compreende o ponto de venda personalizado, o mecanismo de pagamento integrado, e as funções da abertura da porta da máquina e de dispensa da chave, para o comprador arrancar logo com o carro.
A instalação está concebida para aceitar compras até 23.220 euros, mas tem o inconveniente de travar o regateio do cliente junto do vendedor para baixar o preço do veículo ou incluir extras.
Não sabemos se esta será uma tendência de mercado a breve trecho mas, tendo em conta que uma das principais queixas no Reino Unido é não se poder comprar um carro ‘online’, admite-se um futuro risonho para esta proposta.
Um estudo publicado esta semana pela britânica CitNow adianta que um terço dos consumidores do Reino Unido está disposto a comprar uma viatura através da internet sem ter de ir ao concessionário da marca.
Este resultado pode ser explicado pela massificação das compras em linha, evidenciando a importância de recursos digitais evoluídos, como imagens e vídeos de alta qualidade.
O resultado deste inquérito vai também ao encontro de um estudo realizado recentemente pela Google.
A multinacional norte-americana concluiu que 51% dos compradores de automóveis começam a sua pesquisa na internet, em comparação com os 17% registados há uma década.
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