O primeiro exemplar da edição T-Series da Bentley vai voltar à sua glória original após ter sido "esquecido" numa garagem durante demasiado tempo.
A última vez que o V8 de 6.25 litros trabalhou foi há 15 anos mas o motor e a caixa de velocidades mostraram estar em óptimas condições.
O projecto tinha arrancado em 2016 mas foi suspenso devido à introdução da actual linha automóvel da marca e a prioridade dada à sua electrificação
Agora, a berlina vai ser restaurada por completo nos próximos 18 meses, para depois integrar a colecção Heritage da insígnia britânica.
Este Bentley T-Series, construído em 28 de Setembro de 1965, teve como principal missão ser submetido a diversos testes dinâmicos e de segurança.
Pintado em Shell Grey, com o interior revestido a pele em azul, fez a sua estreia no salão automóvel de Paris uma semana depois.
A principal novidade estava na sua construção: foi o primeiro Bentley construído num monocasco de aço e alumínio.
O chassis tinha subestruturas para montar o motor e a suspensão independente às quatro rodas com controlo automático.
A suspensão é composta por braços duplos e molas helicoidais à frente e braços triangulares atrás.
A pressão para o nivelamento da suspensão provinha do sistema hidráulico de travagem, com discos de travão às quatro rodas.
Embora mais pequeno do que o S-Series que substituiu, o T-Series era mais espaçoso, principalmente atrás, e tinha um porta-bagagens maior.
A alimentá-lo estava um bloco V8 de 6.25 litros com 228 cv de potência, estreado no modelo anterior. À época, era o motor com a melhor relação peso/potência (1,2 kg por cv) a nível mundial num carro de produção.
Graças à ligeireza dos materiais usados na sua construção, fazia 10,9 segundos dos zero aos 100 km/hora para uma velocidade de ponta de 185 km/hora.
Mesmo assim, o motor não ficou isento de críticas, com os detractores a considerarem-no sobredimensionado para aqueles tempos. Todavia, a sua fiabilidade e potencial de desenvolvimento tornaram-no o principal motor dos modelos da marca de luxo.
Quando em 2019 foi "reformado", contava com o dobro da potência e o triplo do binário originais, e com menos 99% de emissões de dióxido de carbono.
Da primeira geração do Bentley T-Series foram produzidos 1.868 exemplares nas versões de duas e quatro portas, e na variante descapotável.
Em 1977 saiu para a estrada a segunda geração da berlina, terminando a sua produção três anos mais tarde.
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