Uma criança de quatro anos a acertar sempre no buraco de um campo de golfe à primeira tacada, independentemente das condições do terreno.
Como é isso possível, quando o 'hole in one' tem escassíssimas probabilidades de acontecer com um profissional, quanto mais com um reguila que ainda está a aprender a segurar no taco?
Se dissermos que essa bola de golfe integra a tecnologia ProPilot 2.0, desenvolvida pela Nissan para auxiliar na condução de um automóvel, essas dúvidas rapidamente se dissipam. Os engenheiros do construtor nipónico criaram este protótipo para demonstrar as mais-valias daquele sistema.
Todavia, que ninguém pense que a modalidade irá mudar para sempre com esta bola de golfe, já que muito há a fazer até que esta experiência tecnológica se torne uma realidade.
Primeiro que tudo, uma câmara detecta as posições da bola e do buraco onde vai cair antes de o golfista dar a tacada. Mal isso acontece, o dispositivo calcula a melhor rota e vai ajustando a trajectória à medida que a bola rola para o buraco.
A segunda parte da história está no interior da bola de golfe, equipada com um minúsculo motor eléctrico ligado a vários sensores.
Não se sabe se este projecto alguma vez irá entrar em produção, para infelicidade dos muitos golfistas que gostariam de ter esse feito no seu currículo.
Certo é que o ProPilot 2.0, que a Nissan estreou na Skyline, uma berlina concebida para o mercado japonês, já permite a condução semi-autónoma em auto-estrada.
Sem que o condutor tenha de intervir, o sistema conduz de forma automática desde a entrada na auto-estrada até à sua saída.
Mas, para quem gosta de jogar golfe sem 'stress', não seria uma boa ideia que a Nissan avançasse para a produção desta bola?
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