
















Quando a Jaguar anunciou que o seu XE SV Project 08 tinha registado 7m23,164 segundos na Nürburgring Nordschleife, vários outros construtores automóveis deram um passo em frente para ultrapassarem aquela marca.
Afinal, trata-se de um tempo nunca antes registado por uma berlina, naquela que é conhecida como a pista das mil curvas ao longo dos seus 20,8 quilómetros.
Com Thed Bjork aos comandos, a Cyan afirma que o Lynk & Co 03 guiado pelo antigo campeão mundial de ralis não bateu um mas dois recordes na mesma volta ao circuito alemão.
Os 7m20,143 segundos por ele registados ultrapassaram em 20 segundos a marca feita pelo Renault Megane RS Trophy-R, no que à tracção dianteira diz respeito, e em três segundos a marca do Jaguar XE SV Project 08, na categoria dos "quatro portas" desportivos.
Há apenas um pormenor que a Cyan se "esqueceu" de assinalar: o Lynk & Co 03 Cyan Concept é uma berlina desportiva, sim, mas ainda em fase de protótipo, quando os seus adversários são modelos de série.
O recorde, no entanto, é especialmente motivador para as potencialidades deste carro, que pode entrar em produção a muito breve trecho.
O Lynk & Co 03 Cyan Concept que correu na Nürburgring Nordschleife está equipado com um propulsor turbocomprimido de 2.0 litros, ligado a uma transmissão sequencial de seis velocidades.
Com 528 cv de potência às 7800 rotações por minuto (rpm) e 504 Nm de binário entre as 4500 e 7000 rpm, a berlina desportiva vai dos 0 aos 100 km/hora em apenas 4,4 segundos, para uma velocidade máxima de 310 km/hora.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?