O futuro R4 E-Tech Electric será o primeiro modelo do universo Renault a comportar uma grelha retroiluminada com o logótipo luminoso ao centro.
E é o próprio responsável pela divisão de estratégia de design e tecnologias avançadas da marca do losango a revelar em vídeo a génese desta inovação tecnológica.
Na sua base está a revolução que a tecnologia LED imprimiu à indústria automóvel, dando maior liberdade técnica para criar formas ópticas e assinaturas luminosas exclusivas que relevam a identidade da insígnia.
"O Renault 4 original tinha uma moldura cromada a contornar a grelha e os faróis", explica Stefano Bolis. "Agora tornámos luminoso esse cromado".
Quer o R4 E-Tech Electric, quer o R5 E-Tech Electric distinguem-se de toda a gama Renault pela reinvenção dos ícones automóveis em que se baseiam.
"Têm a sua própria razão de ser, a sua própria liberdade de linguagem em termos de design e inovação estilística", especifica o executivo.
"O R5 E-Tech Electric tem um visual único e brilhante; o carro parece estar vivo, e isso lembra o anúncio de lançamento do Renault 5 original, com seu famoso visual inteligente".
Ora, para o R4 E-Tech Electric foi necessário imaginar algo mais disruptivo. "O logótipo iluminado e o enquadramento frontal tão característico deste modelo teriam de estar no centro dos nossos esforços".
As luzes traseiras também reinterpretam as que equipavam o antecessor sob a forma duma cápsula de três elementos.
"Reinterpretamos esse espírito duma forma muito moderna e simplificamos o design removendo a lente externa", sublinha Stefano Bolis.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?