A celebrar os 50 anos do Renault 5 em 2022, a marca do losango confirmou em Munique a entrada em produção do "irmão" eléctrico em 2024.
No espaço que o construtor tem no salão automóvel, o Renault 5 Prototype surge no centro da exposição dedicada ao popular modelo.
Em destaque está uma versão TL em cor de laranja, e um Le Car Van pintado a preto, além de um TX em tom de champanhe… e uma variante eléctrica pintada a azul!
A exposição, como é evidente, pretende destacar as semelhanças estilísticas do novo "eléctrico" com os seus antecessores, apesar da sua maior dimensão.
O Renault 5 é apenas um dos sete modelos a serem lançados até 2025, que foram anunciados no plano estratégico Renaulution do grupo francês.
O primeiro é o novo Renault Mégane E-Tech Electric, apresentado oficialmente no salão automóvel de Munique, e que já despertou enorme curiosidade.
O crossover será proposto com dois níveis de potência, de 96 kW (130 cv) com a bateria de 40 kWh, e de 160 kW (218 cv) e 300 Nm com a de 60 kWh.
A autonomia da bateria de maior capacidade ronda os 470 quilómetros segundo o ciclo WLTP, estando "assegurados" 300 quilómetros em auto-estrada.
O Renault 5 electrificado será construído sobre a versão eléctrica da plataforma CMF-B do grupo.
Confirmado está igualmente uma variante de alto desempenho com tracção dianteira do modelo, prevendo-se uma aceleração de seis segundos dos zero aos 100 km/hora.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?