A Renault Cacia, em Aveiro, informou os colaboradores que a respetiva atividade vai cessar até ao final de Março. Este anúncio segue-se ao de outras empresas da indústria automóvel em Portugal, como é o caso da Toyota, da Autoeuropa e da PSA.
Desta feita, foi decido que de 18 a 23 de Março sejam utilizados créditos da bolsa de horas – uma utilização "a título excecional" e porque a "gravidade" da situação "assim o exige". Em alternativa, caso o trabalhador possua férias vencidas e não gozadas de anos anteriores, transitadas e superiores a 25 dias, pode usá-las neste período. Nos dias 24 a 29 de Março, a empresa decidiu avançar com um período de férias coletivas.
Esta decisão resultou de uma reunião entre representantes da empresa e a comissão de trabalhadores. Estes encontros vão repetir-se "periodicamente" de forma a "assegurar uma tomada de decisão atempada e alinhada com as medidas governamentais", consta ainda do mesmo comunicado.
O Grupo PSA, que fabrica os automóveis Citroën, Peugeot, Opel, entre outros, decidiu encerrar temporariamente as suas fábricas de produção na Europa. Foi o primeiro grupo automóvel a pronunciar-se sobre o encerramento de uma unidade em Portugal em resposta ao surto de coronavírus. Por cá, a fábrica de Mangualde fecha portas a 18 de Março e "o encerramento dos centros de produção de órgãos mecânicos será ajustado em conformidade", adaptado a cada geografia.
Já esta terça-feira a Autoeuropa e a Toyota anunciaram medidas semelhantes. No caso da Autoeuropa, a suspensão da produção está programada até ao dia 29 de Março, mas a decisão tem efeitos imediatos. No caso da Toyota, a notícia foi avançada pela Bloomberg, citando fonte oficial da empresa. A produção da fábrica em Portugal está suspensa desde segunda-feira, dia 16 de Março, uma medida que irá manter-se até ao dia 27 do mesmo mês.
(Notícia atualizada às 13:03 com mais informação)