Sete indivíduos foram esta quarta-feira detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) pelos crimes de furto, receptação de catalisadores e branqueamento de capitais.
A Operação Carbono, que envolveu mais de 70 agentes no combate ao furto de catalisadores, decorreu em vários distritos do País, nomeadamente, em Santarém, Porto, Leiria e Coimbra.
Visados na acção policial foram as residências dos suspeitos dos furtos e sucateiras, assim como outros locais que transaccionavam os bens roubados, no cumprimento de 11 mandados judiciais de busca domiciliária e 16 de busca não domiciliária.
A execução dos mandados resultou na concretização de sete detenções, sendo uma em flagrante delito, e na apreensão de várias dezenas de catalisadores.
Dois motores e outros componentes de viaturas furtadas, assim como ferramentas utilizadas nos furtos também foram apreendidos.
A operação levou ainda à apreensão de bidões que continham 250 litros de gasóleo suspeito de serem provenientes de furtos, uma arma de fogo e 400 euros em dinheiro.
Segundo nota à imprensa, a PSP registou cerca de 2600 ocorrências de furto de catalisadores em todo o território nacional desde o início de 2020.
Recorde-se que, desde o início do desconfinamento, tem-se registado a uma aceleração na prática deste tipo de crimes.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?