A Seat apresentou a versão 100% eléctrica do citadino Mii no Mobile World Congress, em Barcelona. Seguindo os passos da Volkswagen, a marca espanhola revelou o eMii, um protótipo de emissões zero baseado no modelo alemão e-Up!. Um carro que promete estar em completa ligação à cidade.
O coração deste novo Seat é um motor eléctrico com 81 cv e 210 Nm de binário máximo. Isto permite-lhe atingir os 100 Km/h em 11.3 segundos – mais de um segundo mais rápido que o e-Up! – e com velocidade máxima de 129 Km/h.
Para carregar a bateria são necessárias nove horas num carregador doméstico, que levam o eMii a garantir 160 Km de autonomia. Ao optar por carregar as baterias num carregador público mais potente é possível chegar aos 80% em apenas 30 minutos.
O presidente Luca de Meo mostrou-se satisfeito com o novo modelo da marca espanhola.
"O que aqui apresentamos é o carro que nos permite testar a tecnologia eléctrica. Não significa que seja o nosso primeiro carro eléctrico definitivo mas é o veículo ideal para realizarmos estes testes em Barcelona", disse.
Os trabalhadores do ‘Metropolis:Lab Barcelona’ – criado para desenvolver inovações de conectividade em novos veículos – vão testar uma frota de 10 modelos Seat eMii ao circular pela cidade espanhola e avaliar o projecto de partilha de carros, o ‘carsharing pilot’. Uma equipa com cerca de 1000 pessoas terá à sua disposição os carros que podem estar acessíveis através dos smartphones.
A construtora espanhola revelou ainda que o protótipo do eMii espelha a visão da marca para o futuro. Mostrando o simulador Seat ID, esta é uma tecnologia que desenvolve novas formas de interacção
"entre o carro, o condutor e o ambiente". Algo que inclui também o assistente de previsão que ajuda o condutor a optimizar o seu tempo, antecipando as suas necessidades e oferecendo sugestões automaticamente de acordo com cada contexto. Estão igualmente disponíveis informações de trânsito em tempo real, recomendações de percurso e outras sugestões de acordo com o calendário definido pelo condutor.