Já tardava que pequenos fabricantes automóveis não concretizassem os seus projectos de mobilidade eléctrica na linha de produção, em contraponto às propostas das principais marcas.
É o caso da Sono Motors, criada em 2016, que há um ano o Aquela Máquina abordou quando a fabricante alemã revelou o Sion. Trata-se do primeiro protótipo 100% eléctrico proposto pela empresa de Munique, com a originalidade de ser revestido com painéis solares.
Pois o principal motivo desta notícia é que o Sion vai mesmo entrar em produção em 2020. Já com 10 mil pré-encomendas asseguradas, o carro é proposto por 25.500 euros, contra os iniciais 16.000 euros propostos há um ano (mais 4 mil euros na compra das baterias).
O que poderá tornar, então, este verdadeiro carro de família – está preparado para acomodar cinco pessoas e possui uma bagageira de 650 litros – tão apetecível?
O Sion está equipado com um motor eléctrico de 120 kW e uma bateria de 35 kWh, disponibilizando uma potência de 163 cv e um binário de 270 Nm.
A velocidade máxima é de apenas 140 km/hora mas, dos 0 aos 100 km/hora, consegue fazê-lo em menos de nove segundos.
Capacitado para percorrer até 250 quilómetros, a autonomia pode aumentar em 34 quilómetros pelo poder do sol, graças às 248 células solares espalhadas por toda a superfície do Sion: tejadilho, capô, porta da bagageira e portas laterais.
Já o seu carregamento é comum aos actuais modelos 100% eléctricos: 30 minutos bastam para carregar 80% da bateria, enquanto numa vulgar tomada doméstica, a 3.7 kW, a carga total é de 13 horas. Através de uma ‘wallbox’, esse tempo baixa para 3h30.
Uma das mais-valias no Sion é a sua capacidade em partilhar energia para recarregar outros veículos eléctricos.
Outra das suas características mais peculiares é a integração de musgo no painel de instrumentos para filtrar o ar, mantendo estáveis os níveis de temperatura e de humidade no habitáculo.
Terá o Sion o sucesso que a Sono Motors ambiciona? Será difícil dizer, mas os parceiros que patrocinam este projecto são de monta: ElringKlinger, Continental, Bosch e Nevs!
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?