A Stellantis e a LG Energy Solution celebraram esta segunda-feira uma parceria para a produção de células e módulos de bateria para a América do Norte.
A nova infra-estrutura terá uma capacidade de produção anual de 40 GWh, e será pedra basilar para o grupo automóvel concretizar, até 2030, mais de 40% das suas vendas com veículos electrificados.
As baterias serão fornecidas às fábricas de montagem da Stellantis nos EUA, Canadá e México para serem instaladas na próxima geração de veículos eléctricos das várias marcas do grupo.
"O anúncio de hoje é mais uma prova de que estamos a implementar o nosso agressivo roteiro de electrificação e a seguir os compromissos que assumimos durante o nosso evento EV Day em Julho", disse Carlos Tavares, presidente da Stellantis.
"Através dele, definimos, agora, a próxima ‘gigafábrica’ a chegar ao portefólio da Stellantis que nos ajudará a atingir um total mínimo de 260 GWh de capacidade até 2030".
A parceria entre as duas empresas remonta a 2014, quando a Stellantis (então Fiat Chrysler Automobiles) seleccionou a LG Energy Solution (então LG Chem) para fornecer o sistema de baterias de iões de lítio e controlos para o Chrysler Pacifica Hybrid.
A Stellantis planeia investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 na electrificação e no desenvolvimento de software, visando ao mesmo tempo continuar a ser 30% mais eficiente.
A localização das novas instalações está ainda sob análise, com os trabalhos de construção a começarem no segundo trimestre de 2022.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?