Quatro anos e meio após o arranque do projecto, a fábrica francesa Emotors da Stellantis, em Trémery, perto de Metz, inaugurou ontem a sua primeira linha de motores eléctricos.
Com uma capacidade de produção anual superior a um milhão de unidades a partir de 2024, a instalação fabril irá produzir o motor eléctrico M3.
Com 115 kW (156 cv) de potência e 260 Nm de binário, o propulsor irá equipar os novos DS 3 E-Tense, Peugeot e-208, Jeep Avenger e Opel Mokka Electric.
Em conjunto com uma nova bateria, permitirá melhorar a eficiência dos veículos para uma autonomia superior a 400 quilómetros.
Além daqueles quatro modelos, o motor M3 será montado nas novas gerações dos vários veículos das marcas que integram a Stellantis.
A fábrica de Trémery está empenhada na transição energética desde 2018, ela que já foi um dos maiores centros de produção de motores diesel do mundo.
A instalação permitirá à Stellantis reforçar o plano estratégico Dare Forward 2030.
O principal objectivo aponta para que todos os automóveis de passageiros das marcas do grupo vendidos na Europa sejam eléctricos até ao final da década.
"O controlo da nossa cadeia de valor na electrificação assegurará a nossa independência tecnológica no contexto de crises económicas e geopolíticas", sublinhou Carlos Tavares, director executivo do conglomerado.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?