A Tesla registou uma estação onde será possível entrar com o carro eléctrico e trocar as baterias em apenas 15 minutos. Esta solução não agradou num primeiro momento a Elon Musk, CEO da marca, mas o empresário terá mudado de ideias tendo a conta a pressão em relação ao tempo de carregamentos.
Este sistema que está patenteado pela marca servirá principalmente para trocar baterias descarregadas por novas carregadas, mas também pode ser um local para resolver certos problemas electrónicos simples do carro.
A longa espera para que a bateria carregue totalmente para seguir viagem - mesmo em super-carregadores - leva a pensar que esta poderá ser uma solução com sentido. Muitos dos carros são já desenhados para facilitar a troca de baterias para substituir aparelhos com deficiências por novos, mas agora esta aplicação pode ser agora usada para autonomia.
Este sistema pode ainda ser aplicado em veículos de reboque para solucionar falhas de autonomia, o que levaria a uma facilidade de substituição das baterias.