Tivemos oportunidade de testar durante várias semanas o novo GPS da TomTom, o GO Basic, e apesar de parecer um GPS normal, podemos assegurar-lhe que te vários truques na manga que se revelam fundamentais numa utilização diária.
Criado para ser uma alternativa para quem começou a usar o "smartphone" como GPS, este TomTom GO Basic conseguiu juntar o melhor dos dois mundos e inclui funcionalidades como actualizações por Wi-Fi, notificações do "smartphone" e aviso de Radares de Trânsito (gratuito durante três meses).
Com a possibilidade de actualizações por Wi-Fi, não terá que ligar este equipamento ao seu computador para descarregar os mapas mais recentes. Tudo isto é feito directamente no aparelho, que tem menus de navegação muito intuitivos, e que pode ser empalhado com o seu smartphone e ler mensagens ou notificações em voz alta, para que não tenha que tirar os olhos da estrada.
Disponível com ecrãs de 5 ou 6 polegadas, achamos que a variante de 6’’, a que testámos, terá o melhor compromisso entre preço e utilização, já que o tamanho de tela extra disponível faz diferença na hora de escrever o de ler rapidamente uma informação.
A bateria tem capacidade para uma hora, mas a TomTom inclui um cabo e carregador de isqueiro USB, para que possa ter o equipamento sempre ligado. Importa destacar a solução encontrada para fixar o equipamento, já que o suporte reversível permite "colar" o GPS no pára-brisas e no "tablier", bastando para isso inverter a posição da ventosa.
Outro dos destaques deste equipamento é o seu sistema inteligente que lhe permite guardar e prever os seus hábitos de condução. Se estiver a dirigir-se para um local onde costuma ir frequentemente e que tem gravado em "os meus locais", o sistema será capaz de prever para onde se dirige e apresentar-apresentar-lhe o trajecto.
Esta funcionalidade, que se revela bastante útil, melhora à medida que conduz, já que quanto mais dias passarem e mais informação o sistema registar, mais rapidamente será capaz de fazer estas previsões e de se apresentar ao "seu" serviço!
A integração entre GPS e smartphone foi uma das preocupações da TomTom e recorrendo à "app" TomTom MyDrive (gratuita) podemos chegar ao carro, para iniciar uma viagem, já com tudo planeado no telemóvel. Depois é só mandar a informação para o equipamento e arrancar. Pode parecer um pequeno detalhe, mas acredite que faz diferença para outros equipamentos.
Tal como referimos acima, o TomTom GO Basic está disponível com uma tela de 5 ou 6 polegadas. O primeiro, de 5’’, custa 159 euros. Já a versão maior, de 6’’, custa 179 euros. Em qualquer dos casos a memória interna é de 16GB.