Está a ser um 2024 repleto de novidades para a Aston Martin: estreados os recentes Vantage e DB12, a insígnia britânica tem na calha um novo V12 biturbo com uns fabulosos 835 cv e 1.000 Nm.
Desenvolvido sem qualquer recurso à electrificação, esta estratégia vai contra a "corrente" já abraçada por marcas como a Ferrari e a Lamborghini.
O motor foi totalmente reformulado para que cada etapa do processo de combustão interna possa alcançar um desempenho e uma eficiência sem precedentes.
Além do reforço do bloco e das bielas, e do redesenho dos cabeçotes dos cilindros, as árvores de cames também foram reperfiladas, ganhando ainda novas entradas de admissão e de saída de escape.
O reposicionamento das velas de ignição e a montagem de novos injectores irão permitir uma combustão mais optimizada do combustível.
Também os novos turbocompressores, mais rápidos e com inércia reduzida, proporcionarão uma resposta mais rápida ao acelerador para um desempenho mais elevado.
Sem mais dados técnicos, o novo V12 biturbo irá equipar as propostas mais exclusivas da Aston Martin, e sempre com um número de exemplares muito limitado.
Será mais para o final deste ano que fará sua primeira aparição num novo topo de gama que, nas palavras da construtora, será um verdadeiro disruptor dinâmico.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?