A Carvana é uma start-up que lançou uma forma irreverente para o comércio de carros usados: os veículos são vendidos numa espécie de máquina de vendas automática. A empresa vai abrir a sua quarta loja nos EUA, em San Antonio, sendo que já está instalada em Austin, Houston e Nashville.
Com oito andares, os edifícios de venda têm capacidade para 30 carros. O cliente que comprar o automóvel pode dirigir-se a uma das máquinas, colocar uma "moeda" especial e assistir ao veículo a ser transportado por um sistema robótico, semelhante ao que já existe em alguns parque de estacionamento, até à entrada.
A Carvana garante ainda opções de financiamento, sendo que não tem responsabilidade por qualquer manutenção. Existe ainda um período de sete dias para poder devolver o carro caso o comprador não fique totalmente satisfeito. O processo de compra é bastante simples sem ser necessário qualquer encontro com um vendedor – umas das maiores vantagens apontadas pelos clientes.
Este negócio começou há quatro anos e tem feito sucesso por todo o país. Nos EUA o mercado de carros usados movimenta por ano mais de 640 mil milhões de dólares, sendo que são vendidos mais 45 milhões de veículos usados.