Primeiro veículo com um cariz desportivo a ser baseado na Plataforma Modular Transversal (MQB), o Tiguan promete novos padrões de conforto e funcionalidade, e um design redesenhado com "look" de um SUV. Chega agora com um preço de 31.500 euros.
O motor 1.6 TDI possui uma potência de 115 cv e um binário máximo de 280 Nm. Unicamente proposto com tracção dianteira e caixa manual de 6 velocidades, acelera dos 0-100 km/h em 10,9 segundos e a sua velocidade máxima é de 185 km/h. Os consumos apresentam uma média aos 100 km de 4,8 litros.
De referir também o ar condicionado Climatic; sensor de chuva; luzes de condução automáticas com luzes de condução diurnas e função "Coming Home" e "Leaving Home"; indicador Multifunções "Plus"; espelhos retrovisores exteriores elétricos e aquecidos; cruise control; sensor de pressão dos pneus; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e jantes em Liga leve de 17 polegadas "Montana" com pneus 215/65 R17.
Em termos de segurança, o Tiguan Tech oferece de série: ESC (programa electrónico de controlo de estabilidade com assistência de travagem; airbag para condutor e passageiro; airbags de cortina dianteiros e traseiros e airbags laterais para os passageiros da frente; sistema Front Assist; sistema Lane Assist; sistema detecção de fadiga e faróis de nevoeiro.