A Volvo Cars foi reconhecida pela CDP pela estratégia que delineou para a sua sustentabilidade com a pontuação 'A'. A entidade sem fins lucrativos mede e audita as estratégias ambientais de várias empresas a nível global.
A pontuação premeia as suas iniciativas destinadas a reduzir as emissões de dióxido de carbono e mitigar riscos climáticos, para atingirem a neutralidade carbónica.
A classificação ‘A’ coloca a Volvo Cars no nível mais alto da lista de mudanças climáticas do CDP, ao lado de um número reduzido de outras empresas a nível global.
Mais de 13 mil empresas participaram neste estudo, divulgando dados sobre os seus impactos ambientais, riscos e oportunidades.
A pontuação conseguida pela fabricante sueca reflecte a sua posição de liderança no combate às alterações climáticas.
"Estamos muito orgulhosos por ver o nosso trabalho na redução de emissões e na ambição de nos tornarmos neutros para o clima ser reconhecido pelo CDP", disse Anders Kärrberg, diretor de sustentabilidade global da Volvo Cars.
A Volvo Cars ambiciona tornar-se um fabricante de automóveis totalmente eléctricos até 2030 e atingir a neutralidade carbónica em 2040.
Nesse sentido, tem parcerias planeadas com a metalúrgica sueca SSAB para desenvolver aço livre de combustíveis fósseis.
Da mesma forma, tem uma colaboração com a Northvolt para desenvolver e fabricar a próxima geração de células de bateria sustentáveis.
Recorde-se que a Volvo Cars foi o primeiro construtor a implementar um preço interno para o dióxido de carbono emitido em todas as suas operações globais.
A empresa irá cobrar 1.000 coroas suecas (cerca de 100 euros) a si própria por cada tonelada de CO2 emitida ao longo das suas operações.
A medida foi anunciada há um mês na COP26 por Håkan Samuelsson, presidente da Volvo Cars, na assinatura da Declaração de Glasgow para Zero Emissões de veículos ligeiros e pesados.
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