Pesquisa
Volvo ES90 dá nova vida às berlinas… agora eléctricas!

A Volvo prossegue a todo o gás a sua estratégia de lançamentos electrificados: agora é a vez do novíssimo ES90, uma berlina 100% eléctrica com estreia agendada para 5 de Março.

A proposta tem como base a tecnologia Superset, um pacote único de módulos de hardware e software actualizável por via remota que irá sustentar todos os futuros automóveis eléctricos da insígnia sueca.

Sem muitos detalhes técnicos a acompanhar este anúncio, sempre adianta que será o segundo modelo a ser construído sobre a plataforma modular SPA2 em que é montado o EX90, e sem contar com o Polestar 3.

Computador sobre rodas?

O ES90 estreia igualmente a configuração dupla Nvidia Drive AGX Orin, tornando-se assim no automóvel mais potente de sempre da Volvo em termos de capacidade de computação central.

Sem falsas modéstias, explica que este avanço tecnológico permitirá elevar a segurança e o desempenho geral para um novo patamar com a utilização de dados, software e inteligência artificial.

O computador central alimentado pelo Nvidia Drive AGX Orin é oito vezes mais potente no desempenho de computação de IA face ao Drive AGX Xavier.

Tal permitirá aumentar gradualmente a dimensão do modelo de aprendizagem profunda e da rede neural de 40 milhões para 200 milhões de parâmetros.

O sistema irá gerir todos os sensores da berlina, incluindo o LIDAR que se soma a cinco radares, oito câmaras e 12 doze sensores ultra-sónicos, sendo aquele elemento-chave para funções avançadas de condução autónoma.

Dinâmica evoluída

No que ao estilo diz respeito, e tendo em conta o pequeno vídeo que acompanha a data de estreia, o Volvo ES90 apresenta linhas firmes mas clássicas, à conta dum capô longo e uma "cintura" bastante baixa.

As imagens sugerem ainda que deverá adoptar uma assinatura luminosa em tudo idêntica às dos EX30 e EX90, e uma frente lisa sobre uma grelha relativamente discreta.

O tejadilho muito descendente atrás, a dar um formato coupé, e as laterais realçadas pelos arcos das rodas, permitem conferir um elevado dinamismo aos quase cinco metros de comprimento que deverá medir a berlina.

Quanto aos grupos motrizes eléctricos para o Volvo ES90, eles deverão ser decalcados do EX90, apoiados em baterias com uma capacidade bruta até 111 kWh.

Todavia, a autonomia deverá ser superior aos 618 quilómetros máximos reivindicados por aquele "gigante", podendo esperar-se carregamentos a potências até 250 kW DC graças à sua arquitectura eléctrica de 800 volts.

A 5 de Março saber-se-ão todos os pormenores, incluindo a data de chegada aos concessionários nacionais previsivelmente acompanhados dos preços de cada variante.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.