Poderá o Lancer Evolution da Mitsubishi regressar ao mercado, gorada que foi a hipótese de lançar um SUV compacto sob aquela denominação?
Não há ainda certezas mas o construtor nipónico está analisar a ideia para regressar ao segmento dos desportivos de alto rendimento. A dúvida está em se será um três volumes tradicional de quatro portas ou um 'hatchback' de cinco portas.
A única certeza é que os engenheiros da Mitsubishi desejam manter a continuidade do Lancer Evolution X, fabricado entre 2007 e 2016, como pode acompanhar na fotogaleria e nos vídeos sobre a versão Final Edition.
A Renault Sport surge, neste projecto, como uma parceira privilegiada para desenvolver um motor a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros.
O propulsor, que tecnologicamente tem como referência o que equipa o Renault Mégane RS, será ligado a uma caixa automática de velocidades com dupla embraiagem e a um sistema S-AWC de tracção integral às quatro rodas.
O desempenho do carro, que antes era uma referência junto dos amantes de condução mais radical, poderá é não ultrapassar os 300 cv de potência se for adoptada aquela mecânica.
Uma possível solução poderá passar pela integração de um sistema semi-híbrido de 48 volts para aumentar as prestações, sem que os consumos e as emissões poluentes sejam demasiado penalizados.
Se o novo Mitsubishi Lancer Evolution se tornar uma realidade, poderá ser construído numa plataforma CMF, uma concepção que permite a utilização de diferentes tipos de mecânica eléctrica.