"Que grande marca!", afirmou Stephan Winkelman, presidente da Bugatti, após ter testemunhado o recorde mundial de velocidade batido pelo Chiron.
O híper carro, ainda em fase de protótipo, mas já muito perto do modelo que irá entrar brevemente em produção, ultrapassou a mítica marca das 300 milhas à hora, atingindo quase os 500 km/hora.
Na pista de testes de Ehra-Lessien, Alemanha, Andy Wallace levou o Chiron aos 304,773 milhas/hora, equivalente a 490,484 km/hora.
O Bugatti Chiron com que o piloto de testes britânico fez a marca é uma versão ligeiramente mais potente do modelo de série, com cerca de 1600 cv de potência
O propulsor que equipa o protótipo é uma versão um pouco mais poderosa do motor Quad-Turbo W-16 do Chiron, ajustado para 1600 cavalos de potência.
Outras mudanças em relação ao híper carro original foram concretizadas numa célula de segurança adicional, na aerodinâmica e na relação da sétima velocidade, que é mais elevada.
O recorde foi estabelecido em parceria com o construtor italiano Dallara, que desenvolveu o 'kit' aerodinâmico do Chiron, e com a Michelin, que criou os pneumáticos especiais Pilot Cup 2 para o protótipo bater o recorde.
"Estamos muito felizes em sermos o primeiro construtor automóvel a atingir uma velocidade superior a 300 milhas por hora", acrescentou o líder da Bugatti. "É um marco para a eternidade!".
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?