São já conhecidos os sete finalistas a concurso ao Carro Europeu do Ano, que o Renault Scénic E-Tech Electric venceu na edição de 2024.
A disputarem o troféu irão estar os Alfa Romeo Júnior, Citroën ë-C3/C3, Cupra Terramar, Dacia Duster, Hyundai Inster, Kia EV3 e Renault 5/Alpine A290.
Sem surpresa face à realidade dos últimos anos, qualquer um dos candidatos já comporta a propulsão eléctrica no sistema motriz, seja em modo híbrido ou totalmente electrificada.
Se o novo Dacia Duster ainda é proposto nas versões térmica a gasolina ou GPL, assim como micro e 100% híbrido, o Cupra Terramar é proposto nas versões mild hybrid e híbrida recarregável.
As outras cinco propostas estão disponíveis na versão 100% eléctrica e, para três deles – Hyundai Inster, Kia EV3 e Renault 5/Alpine A290 –, apenas com aquela solução motriz.
Já os outros dois modelos do grupo Stellantis – Citroën ë-C3/C3 e Alfa Romeo Júnior – estão disponíveis nas versões puramente térmica, micro híbrida e totalmente eléctrica.
Curiosidades à parte, nesta selecção estão dois construtores que já venceram nos anos mais recentes, como é o caso da Kia com o EV6, em 2022, e a Renault com o Scénic, actual detentor do galardão.
Uma certeza é que não será fácil aos 59 jurados de 22 países votarem o vencedor do Carro Europeu do Ano no início de 2025 face à qualidade das propostas.
O vencedor será revelado a 10 de Janeiro durante o salão automóvel de Bruxelas na Bélgica.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: