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DS 7: um modelo não faz uma marca...

DS 7: um modelo não faz uma marca...

15:01 - 03-03-2017
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DS é – e será sempre – uma referência icónica do mundo automóvel. Para além das propostas tecnologicamente vanguardistas, afirmou um estilo tão original que "magos" do design admitiram que seria o automóvel que gostariam de ter assinado...

Até aqui não há dúvidas. Mas, a nível pessoal, temos de considerar bizarra a opção de transformar um modelo numa marca autónoma dentro do Grupo PSA (Peugeot-Citroën). É evidente que os franceses cederam à tentação do sucesso no mercado chinês onde ninguém conhece, nem está interessada em conhecer, a história da Citroën.

A China comprou os modelos mais equipados que a Citroën exportava ou produzia localmente. E os DS, mais equipados e apetecíveis, suplantaram o nome da marca que os construía e o resultado está à vista...

O Grupo PSA criou uma marca à medida da China e o primeiro modelo chama-se DS7 Crossback. É um SUV, como exigem as regras da oferta e procura, e visa afirmar uma posição no segmento Premium, onde os franceses nunca conseguiram assumir-se. É uma aposta arriscada na Europa, apesar de poder vir a ser um sucesso noutras latitudes.

Para os padrões europeus, a imagem do novo DS7 é conservadora, em contraste com a originalidade que seria expectável numa marca que reivindica o ADN do "boca de sapo". Assume uma imagem sóbria, que tem muito a ver com o estilo do Audi Q5, e por isso não será fácil assumir a sua identidade.

É certo que as diferenças são mais evidentes no interior, onde a DS afirma um estilo requintado feito de materiais nobres e uma boa qualidade de construção. É a opção pela imagem Premium, que prossegue com uma "overdose" de equipamento tecnológico opcional, obviamente caro.

É o caso do "Active Sense Suspension", capaz de fazer um "scan" da estrada à frente do veículo, para adaptar as leis de amortecimento da suspensão de acordo com as características do terreno e várias outras propostas que surgem em modelos da Audi, BMW e Mercedes.

São excelentes propostas, mas custam dinheiro e a pergunta que se coloca é simples: será que os europeus estão dispostos a pagar tanto por um DS como por um SUV alemão?...
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