Os muscles cars nunca foram particularmente amados na Europa mas quem sabe se agora, como "eléctricos", não irão despertar um interesse redobrado pela violenta potência que debitam.
O novo Dodge Charger Daytona é o exemplo mais recente, anunciado como o primeiro da sua categoria a dispor de tracção às quatro rodas para desafiar os rigores dos invernos mais temperamentais.
Quer o R/T de 503 cavalos, quer o Scat Pack de 680 cavalos foram testados em batalha contra os elementos invernosos que marcam o norte dos Estados Unidos, e sempre com muita neve à mistura.
O modo Wet/Snow que incluem de série dá a tracção e a estabilidade necessárias em condições adversas através do uso dos respectivos controlos, e associados à travagem regenerativa e vectorização de binário.
Também padrão nos dois modelos é o diferencial autoblocante mecânico no eixo traseiro para maximizar a tracção naqueles ambientes.
Claro que há sempre tempo para brincadeiras na neve: o modo Drift/Donut desliga o controlo electrónico de estabilidade e "muda" a propulsão para as rodas traseiras, apoiada por diferentes níveis de tracção.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: